terça-feira, 25 de maio de 2010

O canário Ágata e Opalino

Thiago Dias Barbosa
Sócio UCCC 41

Diante das constantes interpretações em julgamentos que observei neste pouco tempo que crio esta mutação, tomo a liberdade de escrever as minhas impressões a respeito desta cor que, considero uma das mais belas e uma das mais difíceis de ser julgada.

Em primeiro lugar entendamos alguns aspectos importantes quando falamos de um canário melânico, como o próprio nome diz, é um pássaro dotado de melanina, um pigmento depositado em sua plumagem, o mesmo pode ser negro (eumelanina) ou marrom (feomelanina), este ultimo não é desejado na grande maioria das cores.

Além da melanina outro item que compõe a coloração do canário é o Lipocromo, que pode ser amarelo, vermelho ou quando isento da plumagem, chamamos de branco. Não vou me atentar para detalhes mais técnicos como nomenclaturas oficiais, áreas de atuação do lipocromo ou depósito das melaninas, quero de uma maneira simples demonstrar a composição das cores dos canários.

Um método interessante para entendermos a composição da coloração dos canários é dividi-la em camadas, a primeira camada chamaremos de cor de fundo e sobre esta camada podemos ter a influência de dois itens:

1 – Lipocromo: Amarelo, Vermelho ou na ausência do mesmo, Branco, além disso, o lipocromo pode se distribuir de 3 formas, intenso, nevado e mosaico (se o leitor quiser entender melhor estas 3 formas de distribuição do lipocromo, existem ótimas referências bibliográficas como o manual da FOB/OBJO e livros como os da Eliane Seixas).

2 – Melanina: lembra-se dos pigmentos Negros e Marrons, pois bem, quando estes estiverem presentes junto à cor de fundo chamamos de envoltura, eles se encontram uniformemente espalhados (borrifados) junto à cor de fundo, por esta razão o canário verde é verde, a cor de fundo amarela misturada a envoltura melânica nos da à sensação visual da cor verde.

A segunda camada refere-se ao desenho do canário, as famosas estrias, bastões e chamamos tecnicamente este item de TIPO e é neste local que as melaninas atuam, em maior concentração (OXIDADOS) ou menor concentração (DILUIDOS).

Quando sobrepomos a segunda camada sobre a primeira camada temos o canário melânico, imagine uma foto de um Amarelo Mosaico (Lipocromico), coloque sobre esta foto uma folha de papel manteiga (aquelas que usávamos na 4ª série para copiar mapas na aula de geografia) com as estrias desenhadas em preto ou marrom, imaginou? Este é o canário melânico.

Entendido um pouco da coloração dos canários, vamos ao que interessa o Canário Ágata e Opalino.

Você deve estar se perguntar o porquê usei o termo “AGATA E OPALINO”, usei este termo pois antes de ser um canário opalino o mesmo é um Ágata e como tal deve em teoria apresentar todas as características básicas desta mutação clássica, seguindo o que esta contido no manual de julgamentos da FOB/OBJO (Standard Padrão).

Rápido e rasteiro, o que um canário Ágata deve apresentar?

1º – Redução da Área de atuação da Melanina Negra, isso faz com que o desenho se torne fino, paralelo e entrecortado, entretanto cabe aqui um comentário, não vamos confundir “redução” com “diluição”, apesar do Ágata ser um canário diluído, o tom da sua melanina deve ser o mais negro possível, quanto mais negro e vivo o tom da melanina, melhor a qualidade do exemplar. Complementando este primeiro item, as bordas das penas longas (remiges e retrizes) devem apresentar um tom perolado.

2º - Contraste entre desenho e cor de fundo, aqui entra a famosa envoltura, nos canários diluídos é extremamente importante que haja contraste, para tanto a envoltura, ou a melanina dispersa junto à cor de fundo (lembra da primeira camada?) deve ser mínima ou não existir.

3º - Existe uma característica marcante nos canários Ágatas que os diferenciam dos demais, é o desenho de cabeça, que deve se apresentar da seguinte forma:
· No alto da cabeça, calota negra no intenso, cinza escura nos nevados e estrias curtas e interrompidas nos mosaicos;
· Ausência de melanina no supercílio, com forte presença do lipocromo;
· Bigode bem visível e negro.

Lembrando também que a feomelanina (pigmento marrom) não é desejável no exemplar.

Desta forma temos um canário padrão Ágata, e nós criadores devemos buscar dentro do nosso plantel, pássaros que se enquadrem nestas características, sabemos que existe uma grande dificuldade em relação aos exemplares mosaicos, uma vez que os mesmos possuem uma estrutura de penas que tende a alargar as estrias, mas existe uma palavra chamada “equilíbrio” e é nesta linha que devemos focar o nosso trabalho de seleção. Se precisamos de estrias finas, paralelas e entrecortadas devemos valorizar exemplares que sigam a risca esta necessidade, seja ele um intenso, um nevado ou um mosaico.

Apresentamos o Ágata e agora falaremos dos Ágatas que também são Opalinos, o fator opalino provoca um forte redução da eumelanina marrom e da feomelanina além de uma inversão da eumelanina negra.

A tonalidade do desenho melânico de um Ágata Opalino é cinza azulado, podemos afirmar neste caso que, além de uma redução da área de atuação melânica (mutação Ágata) houve um diluição da eumelanina negra tornando-a cinza azulado, experimente colocar em um copo americano um pouco de café, qual é a cor?, Negra!. Depois aos poucos vá misturando leite ao seu café, quando completar o copo a coloração da sua mistura será um bege claro, isto é diluição.

Mais uma vez, não vamos confundir “redução” com “diluição” nos exemplares Ágatas.

Bom, até agora falamos sobre a composição da cor dos canários, a mutação Ágata e a mutação Opalino, agora temos base suficiente para analisarmos as dificuldades nos julgamentos dos Ágatas Opalinos.

Conforme falamos anteriormente é fundamental que haja contraste entre a cor de fundo e o desenho do Ágata, sem perdermos contudo a tonalidade negra (nos clássicos), é certo também que quanto mais envolto um canário for mais carga melânica o mesmo apresenta, novamente a palavra “equilíbrio” se faz presente.

Nos Ágatas clássicos este “equilíbrio” já existe e temos hoje em dia ótimos exemplares dentro do padrão da cor, desta forma o julgamento se torna mais fácil, rápido e objetivo.

Já nos Ágatas Opalinos a coisa não é tão simples assim, por ser um canário com diluição da melanina, do negro (clássico) para o cinza azulado a dificuldade no julgamento aumenta, uma vez que pássaros com mais carga melânica apresentam menos contraste com a cor de fundo (maior envoltura) e o contrário se faz verdadeiro, pássaros com ótimo contraste apresentam menor carga melânica prejudicando o seu desenho.

Além disso, também vemos exemplares Mosaicos com desenho muito largo e oxidado, algo que vai contra o padrão da cor. Devemos na minha opinião valorizar os exemplares que reúnam o melhor equilíbrio e que demonstrem as qualidades de um Ágata sob o efeito da mutação Opalino, ou seja pássaros com melanina cinza azulado, estrias finas, paralelas e entrecortadas, desenho de cabeça (calota, bigode e supercílio) além é claro do contraste evidente entre cor de fundo e desenho.

Nós, criadores que apreciamos os Ágatas Opalinos devemos continuar o nosso trabalho, buscando o melhor exemplar dentro das regras estabelecidas pela FOB/OBJO e esperamos que as mesmas sejam respeitadas e que os julgamentos sejam menos problemáticos.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Seleção para concurso e expectativas !

Neste ultimo fim de semana comecei a selecionar os meus canários que irão disputar o torneio regional, como mencionei em algum post anterior, não tenho quantidade suficiente de pássaros para montar quartetos, logo somente irei participar do concurso individual.

Normalmente nesta época do ano, os criadores começam a visitar outros colegas afim de garantir algumas aquisições e avaliar a qualidade dos concorrentes, isso pode ser bom e ruim ao mesmo tempo, muito criadores acabam por se desmotivarem quando veem os canários dos outros, e isso é uma verdade, no meu caso então seria pior, uma vez que meu concorrente direto possui no minimo uma quantidade 3 vezes superior a minha filhotada, tem 4 individuais, 2 quartetos de macho, 2 de femeas, um verdadeiro massacre.

Mas eu tenho um pensamento claro, vou valorizar os meus bichos e vou inscrever aqueles que dentro do padrão da cor e dentro da minha análise pessoal possam concorrer de igual para igual com o outros, só assim vou poder avaliar como esta o meu plantel e procurar melhora-lo se necessário.

Já tenho 3 machos e 3 fêmeas para o individual, e acredito que são os meus melhores canários no momento, 6 pássaros podem parecer uma piada para quem faz mais de 50 casais, mas para mim esses bichos representam o fruto do investimento e trabalho realizado neste último ano, e podem ter certeza que qualidades não faltam nestes bichos, quem sabe não faço um Campeão !

Abraço

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Canaril GT Campinas

Como canso de dizer que criar Canários é Hobbie e que o mais importante é fazer amigos, trocar conhecimento e curtir a Criação, abaixo e em primeira mão o anúncio do Canaril GT Campinas, projeto que começa a tomar corpo e foi idealizado por mim e meu grande amigo Gustavo, como duas cabeças pensam melhor que uma, dois canaricultores criam melhor que um.

Neste projeto não existe contrato, regras ou frescuras legais, acima de tudo esta a amizade e a ajuda mutua, cada um contribui com o que pode e o resultado final é festa !!!

Sem mais delongas o anúncio do Canaril:




segunda-feira, 17 de maio de 2010

Saber perder !

Este fim de semana estive acompanhando em loco o Aberto Internacional de Pirassununga, o evento esteve em sua 10ª Edição e é comprovadamente o melhor torneio Aberto da América do Sul.

O que me chamou a atenção no entanto foi o comportamento de alguns participantes face a não vitória dos seus canários, nunca havia presenciado tamanho inconformismo com uma derrota, como tenho apenas 2 anos neste meio não achava que este tipo coisa acontecesse.

É impressionante o que uma derrota faz com um criador, a preocupação é tão grande que a pessoa chega ao ponto de não dormir, de tentar insessantemente achar defeitos no canários do concorrente, de não reconhecer a derrota e ainda nem parabenizar o Criador dono do melhor exemplar do torneio, algo de extremo mal gosto na minha opinião.

O melhor canário nunca ganha de véspera, canário é um do lado do outro, é momento, não tem como você prever que o seu bicho é melhor do que o do concorrente, existem vários fatores que influenciam um julgamento, além do momento do pássaro, ainda existe a condição de luminosidade do local de julgamento, da subjetividade do corpo de juizes, da quantidade de pássaros julgados, enfim não há como prever um vencedor antes do julgamento.

A derrota faz parte de qualquer competição e para mim é a motivação para a melhoria da nossa criação, qual seria o melhor combustivel para isso se não perdessemos de vez em quando, ganhar sempre tornaria o nosso hobbie algo muito chato.

Já pensou se houvesse campeonatos somente a cada 4 anos como acontece em uma copa do mundo ou olimpiada, esse mau perdedor enlouqueceria, imagina 4 anos convivendo com a derrota, meu deus.

Amigos criadores, temos que saber perder, e o mais importante, reconhecermos as qualidades dos nossos oponentes e parabeniza-los com sinceridade e não com desdenho.

Perder faz parte do nosso hobbie, sejamos antes de tudo, bons perdedores !

Abraços.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Estão chegando as Competições

Dentro do Calendário Ornitológico os meses de maio a julho se configuram como o periodo das Competições, os clube promovem os seus torneios internos, outro realizam torneios abertos até que chegamos ao tão esperado Campeonato Brasileiro.

Para mim, este ano se resume ao Torneio da UCCC (meu clube) e o Campeonato Brasileiro se conseguir classificar meus canários no regional. Meu desejo inicial para os meus Agatas Opalinos Amarelo Mosaico era levar ao regional 2 individuais normais, 2 marfins e 1 quarteto de normais tanto para machos quanto para femeas, num total de 16 canários, infelizmente isso não será possível.

Não consegui montar 1 quarteto sequer, além da quantidade limitada de filhotes, não existia harmonia entre eles, logo irei levar apenas individuais conforme abaixo:

  • 2 Individuais - AG OP AM MS MC
  • 1 Individual - AG OP AM MF MS MC
  • 2 Individuais - AG OP AM MS FM
  • 2 Individuais - AG OP AM NF MS FM

Ou seja apenas 7 canários, confesso que os bichos que me animam são as 2 femeas normais, realmente muito bonitas, quanto aos machos apenas o Marfim inspira confiança, além do mais tenho um adversário de respeito, o Rodrigo Saldanha vem super bem, nesta série ele possui bichos de comprovada qualidade.

O que me resta fazer é torcer para os meus bichos !!

ps: A tempo, tenho por principio valorizar o que os meus canário tem de melhor, jamais usarei de meios ilicitos para preparar meus bichos, mentira tem perna curta !!!!

Garimpando Boas Matrizes

Já dizia o ditado "-Quem não tem cão, caça como gato !" e na canaricultura não é diferente, um bom criador tem que ter além de tudo um excelente "OLHO", não basta investir caminhões de dinheiro na compra de canários campeões, tem que saber trabalhar o seu plantel na busca do padrão ideal ou padrão teórico ideal, e para isso o olho vale muito.

Um dos maiores criadores de canários do Brasil, grande juiz ornitologico e um excelente professor, Alvaro Blasina, nos disse em um curso na FOB, "-Ao invés de querer ver defeitos em um exemplar, procure as qualidades que serão úteis no seu plantel", sabio conselho, não só para a criação como para a vida inteira, é muito mais fácil achar defeito do que qualidades, faça este exercicio na sua vida pessoal por exemplo, liste as qualidades e defeitos do seu irmão, garanto que o peso dos defeitos será maior que o das qualidades.

Enfim, onde quero chegar com isto tudo ? quero dizer que podemos adquirir ótimas matrizes a preços baratos no "lixo" dos outros, entendam como lixo aquilo que não servirá para outro criador, ou no "Canarinês" o famoso "LOTE", aqueles canários que o criador não conseguiu vender por R$ 200,00 e liberou por R$ 20,00 lá no passarinheiro da Cidade, para fazer caixa e limpar as voadeiras para a próxima temporada.

É ai que entra o olho, o criador que consegue identificar uma possivel qualidade a ser transmitida no seu plantel em um bicho de lote, faz a festa e muitas vezes gasta uma merreca. É claro que com a evolução da canaricultura, existem certas cores que nem sempre a aquisição de um bicho de lote dará resultados, mas nunca deixemos de garimpar, olhar, observar e acima de tudo darmos valor a nossa criação a ao dinheiro que investimentos anualmente.

Amigos treinem os seu olhos, leiam muito, estudem muito e olhem muitos canários, muitos canários mesmo.

Uma boa semana a todos.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ajuda aos Iniciantes


Na semana passada, um criador Iniciante de Glosters veio me procurar para pedir dicas e alguma ajuda a respeito de manejo e seleção, como eu não sou especialista no assunto Porte, prontamente encaminhei o colega ao meu grande amigo Gustavão, criador desta raça a anos.

Mas o que realmente me chamou a atenção foi a desconfiança com o que o iniciante tratava do assunto "Aquisição de Matrizes", ele me confessou que no inicio da montagem do seu plantel foi de certa forma "enganado", e este é um problema comum para o criador iniciante, acredito que mais pela falta de informação do que por maldade de quem vende, é claro que, existem certos colegas de hobbie que estrapolam o bom senso na hora de vender um pássaro.

Eu acredito que o Criador Iniciante deva ser tratado de forma diferenciada quando ingressa em um Clube Ornitologico, deve receber orientação e uma atenção especial, o clube deve fornecer subsidios suficientes para que o mesmo possa se desenvolver como criador. Sou adepto da "Visitação Técnica", o clube deve estatutariamente possuir um Diretor Técnico e, uma das funções do mesmo no meu entender é fornecer todas as informações pertinentes a canarios de cor, porte ou qualquer outro segmento ornitologico a todos os associados.

Acho que os clubes deveriam formar comissões para auxiliar o criador iniciante e visita-lo regularmente, a Visita Técnica tem muito a contribuir para a formação do criador e para a melhoria da qualidade dos passaros criados pelo mesmo, o resultado será visto nas exposições e todos saem ganhando.

Outro ponto que acho de fundamental importância, é o interesse do Iniciante, isso será decisivo no sucesso da sua criação, procure se informar sobre a cor ou raça que quer criar, compre o Manual de Julgamentos da FOB / OBJO, leia bons livros sobre o tema (aconselho os da Eliane Seixas) e não tenha vergonha de perguntar, perguntar não ofende, não existe perguntas tolas mas sim respostas tolas, se algum macaco velho não lhe der ouvidos, procure alguem solícito que você irá encontrar certamente.

Antes der sair comprando canários, cuidado ! se informe sobre o historico do criador, procure não comprar passaros com sinais de doença, abatidos e sem vivacidade. E o mais importante, não pague pelos títulos que um dia o vendedor obteve, quero dizer que, nem sempre quem foi campeão anos atrás terá pássaros de qualidade hoje, veja os resultados dos Campeonatos Brasileiros de até 4 anos atrás e ai sim tome a sua decisão.

Um abraço