segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ajuda aos Iniciantes


Na semana passada, um criador Iniciante de Glosters veio me procurar para pedir dicas e alguma ajuda a respeito de manejo e seleção, como eu não sou especialista no assunto Porte, prontamente encaminhei o colega ao meu grande amigo Gustavão, criador desta raça a anos.

Mas o que realmente me chamou a atenção foi a desconfiança com o que o iniciante tratava do assunto "Aquisição de Matrizes", ele me confessou que no inicio da montagem do seu plantel foi de certa forma "enganado", e este é um problema comum para o criador iniciante, acredito que mais pela falta de informação do que por maldade de quem vende, é claro que, existem certos colegas de hobbie que estrapolam o bom senso na hora de vender um pássaro.

Eu acredito que o Criador Iniciante deva ser tratado de forma diferenciada quando ingressa em um Clube Ornitologico, deve receber orientação e uma atenção especial, o clube deve fornecer subsidios suficientes para que o mesmo possa se desenvolver como criador. Sou adepto da "Visitação Técnica", o clube deve estatutariamente possuir um Diretor Técnico e, uma das funções do mesmo no meu entender é fornecer todas as informações pertinentes a canarios de cor, porte ou qualquer outro segmento ornitologico a todos os associados.

Acho que os clubes deveriam formar comissões para auxiliar o criador iniciante e visita-lo regularmente, a Visita Técnica tem muito a contribuir para a formação do criador e para a melhoria da qualidade dos passaros criados pelo mesmo, o resultado será visto nas exposições e todos saem ganhando.

Outro ponto que acho de fundamental importância, é o interesse do Iniciante, isso será decisivo no sucesso da sua criação, procure se informar sobre a cor ou raça que quer criar, compre o Manual de Julgamentos da FOB / OBJO, leia bons livros sobre o tema (aconselho os da Eliane Seixas) e não tenha vergonha de perguntar, perguntar não ofende, não existe perguntas tolas mas sim respostas tolas, se algum macaco velho não lhe der ouvidos, procure alguem solícito que você irá encontrar certamente.

Antes der sair comprando canários, cuidado ! se informe sobre o historico do criador, procure não comprar passaros com sinais de doença, abatidos e sem vivacidade. E o mais importante, não pague pelos títulos que um dia o vendedor obteve, quero dizer que, nem sempre quem foi campeão anos atrás terá pássaros de qualidade hoje, veja os resultados dos Campeonatos Brasileiros de até 4 anos atrás e ai sim tome a sua decisão.

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário