segunda-feira, 10 de maio de 2010

Garimpando Boas Matrizes

Já dizia o ditado "-Quem não tem cão, caça como gato !" e na canaricultura não é diferente, um bom criador tem que ter além de tudo um excelente "OLHO", não basta investir caminhões de dinheiro na compra de canários campeões, tem que saber trabalhar o seu plantel na busca do padrão ideal ou padrão teórico ideal, e para isso o olho vale muito.

Um dos maiores criadores de canários do Brasil, grande juiz ornitologico e um excelente professor, Alvaro Blasina, nos disse em um curso na FOB, "-Ao invés de querer ver defeitos em um exemplar, procure as qualidades que serão úteis no seu plantel", sabio conselho, não só para a criação como para a vida inteira, é muito mais fácil achar defeito do que qualidades, faça este exercicio na sua vida pessoal por exemplo, liste as qualidades e defeitos do seu irmão, garanto que o peso dos defeitos será maior que o das qualidades.

Enfim, onde quero chegar com isto tudo ? quero dizer que podemos adquirir ótimas matrizes a preços baratos no "lixo" dos outros, entendam como lixo aquilo que não servirá para outro criador, ou no "Canarinês" o famoso "LOTE", aqueles canários que o criador não conseguiu vender por R$ 200,00 e liberou por R$ 20,00 lá no passarinheiro da Cidade, para fazer caixa e limpar as voadeiras para a próxima temporada.

É ai que entra o olho, o criador que consegue identificar uma possivel qualidade a ser transmitida no seu plantel em um bicho de lote, faz a festa e muitas vezes gasta uma merreca. É claro que com a evolução da canaricultura, existem certas cores que nem sempre a aquisição de um bicho de lote dará resultados, mas nunca deixemos de garimpar, olhar, observar e acima de tudo darmos valor a nossa criação a ao dinheiro que investimentos anualmente.

Amigos treinem os seu olhos, leiam muito, estudem muito e olhem muitos canários, muitos canários mesmo.

Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário