segunda-feira, 17 de maio de 2010

Saber perder !

Este fim de semana estive acompanhando em loco o Aberto Internacional de Pirassununga, o evento esteve em sua 10ª Edição e é comprovadamente o melhor torneio Aberto da América do Sul.

O que me chamou a atenção no entanto foi o comportamento de alguns participantes face a não vitória dos seus canários, nunca havia presenciado tamanho inconformismo com uma derrota, como tenho apenas 2 anos neste meio não achava que este tipo coisa acontecesse.

É impressionante o que uma derrota faz com um criador, a preocupação é tão grande que a pessoa chega ao ponto de não dormir, de tentar insessantemente achar defeitos no canários do concorrente, de não reconhecer a derrota e ainda nem parabenizar o Criador dono do melhor exemplar do torneio, algo de extremo mal gosto na minha opinião.

O melhor canário nunca ganha de véspera, canário é um do lado do outro, é momento, não tem como você prever que o seu bicho é melhor do que o do concorrente, existem vários fatores que influenciam um julgamento, além do momento do pássaro, ainda existe a condição de luminosidade do local de julgamento, da subjetividade do corpo de juizes, da quantidade de pássaros julgados, enfim não há como prever um vencedor antes do julgamento.

A derrota faz parte de qualquer competição e para mim é a motivação para a melhoria da nossa criação, qual seria o melhor combustivel para isso se não perdessemos de vez em quando, ganhar sempre tornaria o nosso hobbie algo muito chato.

Já pensou se houvesse campeonatos somente a cada 4 anos como acontece em uma copa do mundo ou olimpiada, esse mau perdedor enlouqueceria, imagina 4 anos convivendo com a derrota, meu deus.

Amigos criadores, temos que saber perder, e o mais importante, reconhecermos as qualidades dos nossos oponentes e parabeniza-los com sinceridade e não com desdenho.

Perder faz parte do nosso hobbie, sejamos antes de tudo, bons perdedores !

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário