terça-feira, 17 de maio de 2011

Cronica de um criador Empolgado.

Pessoal, o tempo passa e parece que foi ontem que fiz minha ultima postagem no blog, lá se foram vários meses e nada de novidades, este 2011 me reservou até o momento muitas surpresas na minha vida, muitas coisas boas e muitos obstáculos a serem transpostos.

Enfim, começo hoje talvez o capítulo anual (2011) da minha criação de canários, como já devo ter mencionado anteriormente sou um criador sem teto, tenho minha moradia contudo não tenho espaço ainda para os canários, graças a deus tenho um grande amigo que me permitirá continuar a evolução do meu plantel neste ano de 2011, desta minha deficiência que surgiu com muito orgulho o Canaril GT.

Muito bem, vamos falar de canários, neste ultimo fim de semana minha forças se renovaram, como é bom ver uma criação de alto padrão, ver bichos de alta qualidade técnica, bichos saudáveis, realmente é de encher os olhos.

Estive na casa do meu amigo, criador de canários e juiz OBJO/COM, Rodrigo Folster Saldanha, por motivos ligados a UCCC, nosso clube o qual fazemos parte do Corpo Diretivo realizamos uma reunião para deliberação do regulamento do nosso torneio 2011 e aproveitamos é claro para olhar e conversar sobre canários.

O que tenho para dizer é que ainda não vi um plantel tão exuberante quanto o do Rodrigo, seu pássaros são de altíssimo nível técnico, não vi um bicho mediano dentro das cores que ele cria, dentro do padrão estabelecido pela manual de julgamentos ele esta bem próximo do standard ideal.

Aqui me reservo no direito de expôr o meu real sentimento e opinião sobre o que ví, não sou juiz tampouco tenho os anos de criação de alguns cobrões, contudo estudei e estudo muito sobre o assunto, visitei vários criadores, aprendi muito nestes ultimos 3 anos, e me considero apto e preparado para emitir uma opinião com muito embasamento técnico, afinal para se identificar um canários bom, basta vê-lo uma unica vez !

Voltando aos canários, algumas cores me chamaram muito a atenção, notadamente o plantel de Agatas Opalinos do Criadouro Xangrila (leia-se Rodrigo) é na minha opinião o melhor do Brasil, é impressionante a evolução nos mosaicos com e sem fator, os bichos são prateados (fundo branco, "desenvoltos"), riscam fino (desenho melânico) e possuem uma tonalidade de melanina excelente (eumelanina negra, diluida, sob efeito da mutação Opal), ia me esquecendo os salto gritante de qualidade nos Amarelos Marfins Mosaicos, bichos espetaculares.

Outras cores que eu destacaria no Criadouro Xangrila e acredito em excelentes resultados são:

  • Canela Opalino Amarelo Mosaico Macho e Femea;
  • Verde Mosaico Macho e Femea;
  • Feo Rubino Mosaico Macho e Femea;
  • Verde Opalino Mosaico Macho e Femea;
  • Acetinados Amarelo Mosaico Macho e Femea (estes são de encher os olhos);
  • Isabelinos Amarelo Mosaico Macho e Femea;
  • Cobre Mosaico Macho e Femea (tremenda evolução);
  • Agata Vermelho Mosaico Macho e Femea (o'concur, é o melhor do brasil);
  • Agata Amarelo Mosaico Macho e Femea;
 Senhores como é bom ver um criação bem cuidada, bem organizada, com excelentes matrizes e com altissima taxa de natalidade, voltei pra casa motivado a continuar o meu trabalho como canaricultor.

Foi um dia muito legal ao lado de grandes amigos e de uma passarada show de bola !

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário