quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dom Fafe - BullFinch - Ciuffolotto (Pyrrhula pyrrhula)

Semana passada um Colega, criador de Exóticos e Psitacideos, comentou que havia adquirido alguns casais de um pássaro muito bonito de origem européia mas muito pouco criado e difundido aqui no Brasil, o bicho em questão é o Dom Fafe, nome portugues para a espécie Pyrrhula pyrrhula ...

Confesso que não dei muita atenção ao assunto, criador de Canário de Cor é fiel até demais a sua criação, e muitas vezes "desprezam" inconscientemente outras espécies, enfim voltei pra casa e resolvi procurar algumas fotos para saber como eram os tais pássaros.

Após algumas olhadas na internet, algo fez minha curiosidade aumentar e depois de algumas horas estudando a criação destes pássaros fiquei com aquela vontade incontrolável (coisa de criador de pássaros, todos são iguais) de adquirir um casal para "brincar".

Achei muito interessante além da beleza do bicho, a rusticidade e simplicidade da sua procriação, nada de muito diferente de um canário, ninho comum, periodo de incubação em torno de 14 dias, e o mais legal, posturas de 5 a 7 ovos e com grande possibilidade de 100% de fertilidade e natalidade, para um criador não há nada mais importante do que um casal que crie e muito. Alimentação a base das sementes comuns que conhecemos, alpiste, niger, colza, painço, além de ótima aceitação de alimentos industrializados como ração extrusada e farinhadas.

Criadores europeus citam ainda que estes pássaros se adaptam muito bem em viveiros ao ar livre, preferem temperaturas baixas mas respondem bem ao clima tropical.

Esta espécie consegue se reproduzir em regime de colonia (vários casais dividindo o mesmo espaço) ou casais individualizados, as dimensões da gaiola neste caso podem ser iguais as usadas para a criação de canários de porte como Border, Yorkshire, Frisado Parisiense (74 x 44 x 32 cm ou 52 x 42 x 36 cm) outra opção interessante é o uso de gaiolas para criação de Agapornis e Calopsitas (80 x 45 x 40cm ou 100 x 45 x 50cm).

Continua.....

Fêmea

Macho

7 comentários:

  1. Lido passaro gostaria tbem de começar uma criação.sabe informar como faço para comprar dois casais ?

    ResponderExcluir
  2. Tambem procuro no Brasil. Quem tem ?
    E-mail: contato@acperj.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de comprar um casal deste passaro,já o procuro a muito tempo. Toninhozau@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sr Thiago. Poderia me passar o endereço do Amigo passarinheiro que cria o Dom Fafe. Muito Obrigado, Toninho de Belo Horizonte.

      Toninhozau@hotmail.com

      31- 33862272 / 99817442

      Excluir
    2. as aves das fotos são dois machos só que de mutações diferentes a foto de cima e um dom Fafe mutação amarelo e o de baixo e o ancestral a fémea e igual ao macho só que o a zona do peito e cinzenta !!!

      Excluir
  4. olá amigo teria como enviar o contato de seu amigo criador de dom fafe fazendo favor para o email allantodon@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. em Portugal a muitos nesta época do ano e já existem vários criadores a criar em cativeiro eu vou começar este ano a criar com 10 casais de normais

    ResponderExcluir