segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Final de ano agitado !

Pessoal, quase 2 meses depois do meu ultimo relato aqui neste espaço volto com algumas novidades, primeiro tive que me ausentar por diversos fatores mais o mais importante foi o nascimento da minha primeira filha, Giovanna, ela nasceu no ultimo dia 03/11 e desde então ela vem tomando todo o nosso tempo em casa, pessoal comparações a parte mas como da trabalho cuidar de criança, nós reclamamos dos canários mas nem se compara o trabalho de um bebê, é muito complicado !

Neste meio tempo os canários não ficaram de lado, porém o decorrer da criação não foi bom, este ano espero ter sido atípico, a reprodução dos mesmos foi horrível, ainda não sabemos ao certo o que ocorreu, fato é que para o ano que vem muita coisa vai mudar, eu confesso que pensei durante um bom tempo em parar com tudo, eu sou uma pessoa muito detalhista e as coisas não sairam do jeito que eu gostaria, enfim, mais um ensinamento valioso no hobbie, ai cabe aquela frase "-quem muito quer, nada tem !".

Tenho esperanças que no ano que vem possamos caprichar na criação, na seleção de plantel, nos acasalamentos, nas acomodações, na alimentação, na profilaxia do criadouro, na verdadade devemos caprichar em tudo mesmo (risos) !

Estou com alguns filhotes promissores de Agatas Opalinos Mosaicos, alias o que se salvou na temporada, conseguimos algumas proezas nos Agatas Topázios Mosaicos, mas em quantidade com qualidade os Opalinos foram melhores, vamos torcer para aparecer alguns quartetos e alguns individuais para competição, caso contrário só em 2012 estaremos nos torneios novamente.

Como os amigos perceberam o meu pensamento de desistir se tornou uma vaga lembrança, não posso jogar um trabalho no lixo, vamos recuperar o tempo perdido e apostar todas as fichas na próxima temporada, algumas ações que tomaremos:

1 - Diminuir os casais de 60 para 30 ou 35 no máximo;
2 - Apostar na especialização, criar 3 ou 4 cores apenas, mas com casais de extrema qualidade;
3 - Melhorar as acomodações, canários precisam de boa ventilaçao e luminosidade pra criar;
4 - Otimizar o manejo (alimentação, limpeza e profilaxia)
5 - Criar apenas Mosaicos, menos descartes, maior aproveitamento de machos e femeas;
6 - Apenas canários sem fator para reduzirmos o tempo de manejo com pigmentação e melhorarmos os outros aspectos técnicos da criação.

Penso que devemos investir nas seguintes cores:

1 - Agatas Opalinos Amarelos Mosaicos = 10 casais normais (sem marfins);
2 - Brancos = 5 casais;
3 - Verdes Onixes Mosaicos = 5 casais;
3 - Agatas Topazios Amarelo Mosaicos = 10 casais (aqui o investimento será alto);
4 - Alguma outra cor, pode ser Canela Amarelo Mosaico (Clássico ou Onix) ou até Verdes Opalinos Mosaicos = 5 casais.

Penso que desta forma poderemos nos divertir com a criação ao invés de ficarmos escravos dela, assim sobrará tempo para todos, Canário, Familia e Amigos.

Um grande abraço pessoal.

2 comentários:

  1. MUITO BOM ! Adorei o seu blog ! Visite o meu blog sobre tênis e retribua o comentário ! : breakpointbrasil.blogspot.com/ - SIGA MEU BLOG E MEU TWITTER, que eu sigo o seu de volta !twitter @breakpointbr, caso queira seguir. Se puder me LISTE :-)

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite.
    Parabéns por ser Pai e muita felicidade e saúde para a sua filhinha. que ela e a mãe estejam de saúde.
    Saudações ornitófilas.
    Armindo Tavares.

    ResponderExcluir