terça-feira, 24 de agosto de 2010

Temporada de Criação 2010, primeiras impressões.


Amigos, começamos a temporada 2010 de criação, e começa também toda aquela ansiedade, apreensão, alegrias e tristezas, a canaricultura é isso, e são todas estas peculiaridades que a torna tão especial.

Este ano tenho uma estratégia diferente, promovi o acasalamento do meu plantel um pouco tarde, agora no início de Agosto, ano passado tinha pareado os casais no final de junho, queda vertiginosa de produtividade, por esta razão revolvi ser mais prudente este ano.

Alguns fatos interessantes que tenho observado neste inicio de criação:

1 - As fêmeas aprontaram muito cedo, tenho como ponto de referência temporal o Campeonato Brasileiro, as femeas que não foram para concursos desde o inicio de junho já mostravam sinais de maturidade para criação, as que foram para os concursos assim que voltaram começaram a botar no fundo das gaiolas, tive que ter muito cuidado para segurar as mesmas até agosto para o acasalamento, realmente um trato diferenciado para não perder produtividade.

2 - Este sim um fato aborrecedor, o clima não esta colaborando com o que julgamos ser o melhor para a criação, estamos a mais de uma mês aqui em Campinas-SP sem ver uma gota de chuva, a umidade relativa do ar esta muito baixa, o que se torna um risco para o desenvolvimento dos filhotes dentro dos ovos, por esta razão procuro borrifar um pouco de agua nas femeas para que as mesmas possam fornecer um pouco de umidade ao ovos. Além do clima seco, tivemos algumas madrugadas super geladas, em virtude de massas de ar secas e frias, o frio deixa os bichos todos embolados, e percebi que a atividade dos machos diminui drasticamente, eles diminuem o canto, e a correria atrás das fêmeas.

Espero que a partir da metada de agosto as coisas melhorem no nosso clima, que possamos ter um pouco de chuva, algo mais propício para os bichos.

Mais novidades em breve.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário