domingo, 31 de janeiro de 2010

Medicamentos e Vitaminicos, no que acreditar ?

Lendo uma publicação de um criador português (Carlos Faisca) - http://faiscapastel.blogspot.com/ sobre a preparação das matrizes antes da temporada de criação, o mesmo mencionou a utilização do vitaminico Complexo B e Zentel para eliminação de parasitas, parei para pensar e me dei conta que ambos os "medicamentos" são de uso humano e não veterinário, eis a questão que vem a minha cabeça, será que os produtos veterinários que temos disponíveis no mercado são de qualidade, eficazes, confiáveis ?

Fiz um levantamento rápido do que utilizei até o momento para os meus canários e confesso que o resultado foi desanimador com relação as produtos veterinários, salvo os suplementos vitaminicos, não vi resultados com Vermifogos, Antibioticos e Antiparasitários de fabricação da industria veterinária, e recorri a produtos de uso humano e estes me deram resultado.

Estou chegando a conclusão de que não temos produtos de qualidade no mercado brasileiro, infelizmente, além disso o custo destes produtos também é muito alto, um exemplo, um polivitaminico para canarios custa 7 reais, comparando com um polivitamico humano de uso pediátrico com basicamente a mesma composiçao, custa na farmácia 5 reais, e o resultado pode ser mais satisfatório.

Vou fazer alguns testes este ano, vou usar Complexo B ou Protovit, e para eliminar vermes e parasitas vou testar Albendazol, estou tendo alguns problemas com alguns adultos e preciso de alternativas para evitar perdas.

Fica a questão, devemos confiar nos produtos veterinários (para aves) ?

Uma boa semana a todos.

2 comentários:

  1. Acabei de adicionar este blog como favorito! Parabéns ao Sr. Thiago!!!
    Sou criador de passaros silvestres, com forte queda aos hibridos. Pesquisando na net, me deparo com seu texto, onde o qual eu concordo plenamente com a inificiência dos medicamentos veterinários, pois tendo seguido receituário veterinário e administrando perfeitamente conforme a bula, ainda tive a infelicidade de perder diversos pássaros (filhotes e adultos). Gostaria e muito, que fossem realizadas mais pesquisas sobre medicamentos pediatricos aplicados em pássaros, (pois os veterinários, definitivamente eu abro mão!)e postadas seus resultados aqui. Em relação ao complexo B pediatrico, a anos eu o utilizo e me dá 100% de retorno comparados à outros vitaminicos veterinários. Mas no caso do Albendazol, eficiente vermifugo, porem não deve ser administrado no período das posturas, mas sim principalmente qdo os filhotes deixam o ninho!
    Segue contra-indicação do produto:
    como os demais derivados benzimidazólicos, o Albendazol é teratogênico e embriotóxico em animais de laboratório (camundongos e coelhos). Por esta razão, não deve ser usado durante a gravidez, ou em mulheres com possibilidades de engravidar. Deve-se assegurar, antes de utilizar o produto, de que não há processo de gravidez para mulheres em idade fértil (15/40 anos), recomenda-se a administração de Albendazol no período de 7 dias após o início da menstruação. Ou seja, realmente mata os embriões e diminuem o apetite sexual.
    abraços ao amigo, e por gentileza, mais temas relacionados ao assunto!
    ADOREI A INICIATIVA!!!

    ResponderExcluir
  2. boa tarde,gostaria de saber qual dosagem seria ideal para passaros pequenos,muito instrutivo so blog.att

    ResponderExcluir