sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Curso Canaricultura FOB/OBJO 2010 - 1ª parte - 20/02/2010

Ola amigos neste ultimo fim de semana dias 20 e 21 de Fevereiro, sabado e domingo foi iniciado o Curso de Canaricultura da FOB / OBJO com o intuito de auxiliar os criadores de canarios de porte e cor bem como a formação de novos juizes.

Sabado dia 20/02/2010

Pois bem, o dia começou com a abertura do presidente Beraldi e do coordenador do Curso este ano o Sr. Severino Simões, passado os ritos iniciais a primeira palestra foi sobre Genética e ministrada pelo Sr. Fernando Bretas Viana, o tema como se sabe gera grande polêmica, existe opiniões divergentes com relação as terminologias adotadas, formas de representação dos genótipos e alguns pontos sem comprovação científica como o fator "Enzima". Enfim a palestra foi muito interessante visto que neste primeiro momento tratavamos de Genetica de uma forma genérica, tanto para porte quanto para cor.

A segunda palestra do dia foi sobre os canários da Linha Clara (Lipocrômicos), o palestrante foi o Sr. Alvaro Blasina, como de costume o material e as explicações foram muito boas, o Blasina tem uma excelente didática e penso eu, não esconde o jogo e responde a todas as perguntas realizadas pelos participantes, eu não crio mais pássaros da Linha Clara mas é sempre bom e muito interessante se reciclar, no ano passado a febre era a busca pela tonalidade Amarelo Limão ideal, muito se falou sobre a Luteina, passado um ano o foco voltou-se para as fraudes nos canários brancos e a mutilação dos canários Lipocromicos Mosaicos para se conseguir o melhor desenho e contraste com a cor de fundo.

Após a segunda palestra chegou a hora do lanche, acho muito legal os momentos de descanso, uma vez que descansar que é bom ninguém o faz, o curso vira um grande balcão de negócios, é um tal de me libera um Cobre Mosaico, me reserva o Paulistinha do seu quarteto, muito engraçado, eu me divirto muito.

Depois do almoço tivemos mais um pouco de explicações do Blasina no auditório e fomos para a parte prática, descemos no pavilhão de eventos e fomos apreciar alguns exemplares, a parte prática é a que menos me agrada, é uma bagunça geral em volta das mesas com os canários a turma não sabe respeitar o espaço do colega ao lado, uma pena, mas fazer o que, aprendi que o negócio e ficar quieto e estudar muito e perguntar muito na hora certa, além do mais aqui no meu clube tem excelentes criadores da linha clara e qualquer dúvido recorro a eles.

Partindo para a última palestra do sábado, novamente a Genética em nossa frente, dessa vez genética aplicada aos canários de cor, nossos palestrantes foram o Sr. Leonardo Monteiro (Monterinho) e o Sr. Mário Henrique Simões, o conteúdo apresentado foi muito legal, mas ressalto uma coisa, quem não tem conhecimento prévio sobre o tema se perde, o tema é por si só muito polêmico, exige leitura, atenção e muito estudo, eu lí e continuo lendo sempre que possível a literatura disponivel para o tema, e mesmo assim ainda ocorrem dúvidas, tanto o manual de julgamento quanto os livros do General, da Eliane do Franz Kop possuem particularidades entre si que se bobearmos não passamos no teste.

Pena que não deu para ficar no churrasco de confraternização após as palestras, o horário havia estourado e não podíamos ficar mais tempo, voltamos para Campinas após um dia muito cansativo.

O domingo conto depois......

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário