terça-feira, 24 de agosto de 2010

Temporada de Criação 2010, primeiras impressões.


Amigos, começamos a temporada 2010 de criação, e começa também toda aquela ansiedade, apreensão, alegrias e tristezas, a canaricultura é isso, e são todas estas peculiaridades que a torna tão especial.

Este ano tenho uma estratégia diferente, promovi o acasalamento do meu plantel um pouco tarde, agora no início de Agosto, ano passado tinha pareado os casais no final de junho, queda vertiginosa de produtividade, por esta razão revolvi ser mais prudente este ano.

Alguns fatos interessantes que tenho observado neste inicio de criação:

1 - As fêmeas aprontaram muito cedo, tenho como ponto de referência temporal o Campeonato Brasileiro, as femeas que não foram para concursos desde o inicio de junho já mostravam sinais de maturidade para criação, as que foram para os concursos assim que voltaram começaram a botar no fundo das gaiolas, tive que ter muito cuidado para segurar as mesmas até agosto para o acasalamento, realmente um trato diferenciado para não perder produtividade.

2 - Este sim um fato aborrecedor, o clima não esta colaborando com o que julgamos ser o melhor para a criação, estamos a mais de uma mês aqui em Campinas-SP sem ver uma gota de chuva, a umidade relativa do ar esta muito baixa, o que se torna um risco para o desenvolvimento dos filhotes dentro dos ovos, por esta razão procuro borrifar um pouco de agua nas femeas para que as mesmas possam fornecer um pouco de umidade ao ovos. Além do clima seco, tivemos algumas madrugadas super geladas, em virtude de massas de ar secas e frias, o frio deixa os bichos todos embolados, e percebi que a atividade dos machos diminui drasticamente, eles diminuem o canto, e a correria atrás das fêmeas.

Espero que a partir da metada de agosto as coisas melhorem no nosso clima, que possamos ter um pouco de chuva, algo mais propício para os bichos.

Mais novidades em breve.........

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Farinhada Caseira - Opção Segura e Brata


Escuto muito amigos criadores seja no meu clube ou de fora conversando sobre qual é a melhor farinhada, como ele é fornecida, umidecida, se misturamos ovo, enfim cada um tem uma dica ou um modo diferente de preparar.

Contudo os amigos muitas vezes se esquecem de conferir a qualidade da farinhada que compram e fornecem aos seus bichos, um fato que aconteceu recentemente comigo, me fez perder toda a confiança ou o pouco que eu tinha com relação as farinhadas industrializadas.

Perdi 3 pacotes de uma farinhada conhecida no mercado, e não vou falar o nome pois isto não vem ao caso, 2 pacotes azedaram e em um pacote encontrei fezes de algum animal, provavelmente ratos, somado este fato as diversas histórias que ouço por ai como, uso de pão embolorado, restos alimentares, produtos vencidos e outras coisas para o preparo de farinhadas, decidi não comprar até segunda ordem estes produtos.

Ai veio o dilema, como fornecer aos meus canários um suplemento alimentar que compense a falta das farinhadas industrializadas, pois bem tomei coragem e decidi eu mesmo produzir a minha pópria farinhada, e afirmo que depois de pronta faz enorme sucesso no meu criadouro, os canários não sentiram em nada a mudança, não entraram em muda e acabam rapidamente com as quantidades fornecidas.

Com relação ao balanço nutricional, segui o meu feeling e procurei compor uma farinhada com produtos de uso humano e de qualidade comprovada e que forneçam os nutriente de maneira equilibrada para os meu bichos.

A receita é simples, fácil e barata, segue as quantidades e os produtos utilizados:

1,0 Kg de Farinha de Milho (Branca ou Amarela) "passar os floco em um processador para afinar os mesmos"

1,0 Kg de Farinha de Rosca

0,5 Kg de Farinha de Mandioca (Normal ou Biju) "passar os floco em um processador para afinar os mesmos"

0,5 Kg de Aveia em Flocos Finos

0,5 Kg de Mingau de Arroz (nutrilon ou arrozina)

20 gramas de Aminomix da Vetnil por kilo de farinhada

Fácil e barata, o custo da receita acima não passa de R$ 3,00 por Kilo, economia de 2 reais em média sobre qualquer marca industrializada.

Você pode ainda fornecer esta farinha seca ou adicionar um ovo cozido e triturado para cada 300 gramas de farinhada.Todos os ingredientes usados são de marcas sólidas no mercado alimentício, qualidade assegurada.Façam o teste, não irão se arrepender.

Cuidado com o que vocês fornecem aos seu bichos !

Abraço a todos.

Gratidão não se compra, se conquista !

Todos nós sabemos que no mundo da canaricultura assim como na nossa vida cotidiana, é muito dificil separar nossos interesses pessoais das amizades, cabe aqui o velho ditado "-Amigos, amigos, negócios a parte !" , mas dentro deste hobbie o qual tenho apenas 3 anos de participação venho conhecendo pessoas expetaculares, e hoje, se sei um pouco da arte de criar canários, devo tudo a estas pessoas.

Como já falei anteriormente, sou grato ao amigo Jorge Gustavo Shimabukuro (Gustavão) por me reapresentar a este hobbie tão fascinante, ao Senhor Roberto Kobayashi (Koba) pela oportunidade de representar a UCCC como Diretor e pelo conhecimento transmitido, ao Senhor Guido Nardi pela confiança no nosso trabalho e pelas dicas sobre os bastidores da canaricultura Brasileira, assim como os outro amigos que consegui fazer, Wilsinho Penna Franco, Admir Fabrin, Elcio Silva, Robson Campos, Renato Campos, Wolney Netto, Cesar Lima Vaz, Claudio Telles, Fernando Puttomatti, Zelão, enfim todos contribuiram de alguma forma com a minha curta trajetória na canaricultura.

Hoje agradeço publicamente ao Rodrigo F. Saldanha (Criadouro Xangrila), este amigo ajudou na montagem do meu plantel de Agatas Opalinos, me fornecendo canários de qualidade excepcional, não tenho problema nenhum em dizer que neste ano perdi no Agatas Opalinos pois perdi no clube para um dos maiores criadores do Brasil. Rodrigo, obrigado pela força que tem dado na minha criação, sou eternamente grato !!!!!

Abraço a todos.

domingo, 1 de agosto de 2010

Primeiros Casais Formados.

Hoje pleno domingão tomei coragem e montei com a ajuda do Gustavão os primeiros casais do Canaril GT.

Lembrando as cores criadas por nós: Agata Opalino Amarelo Mosaico, Agata Opalino Amarelo Marfim Mosaico, Branco, Branco Dominante, Albino, Verde Intenso, Verde Nevado, Vermelho Intenso, Vermelho Nevado, Agata Topazio Amarelo Mosaico e a grande novidade no plantel, este anos temos o desafio de criar Verde Onix Mosaico, depois publico algo sobre isso, ainda não estamos com os casais fechados para esta cor.
Enfim, a previsão do Canaril é de 60 casais nas cores mencionadas acima, sendo que hoje conseguimos fechar os 14 casais de Agata Opalino Mosaicos (amarelos e amarelos marfim), restando as demais cores.

Os casais de Branco já estão meio caminho andado, os machos já estão individualizados, restando escolher as fêmeas para cada macho, mas isto é a especialidade do Gustavão !

Agora vamos torcer para que todos os casais formados nos deem muitos filhotes de qualidade.

Abraço a todos.