segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sensação de dever cumprido.

Mais um dia de enorme satisfação com os "bichos", todos nós sabemos e devemos estar preparados para eventuais perdas dentro do plantel, sejam elas de matrizes quanto de filhotes, nesta temporada tive alguns dissabores, logo no inicio duas femeas contundidas, ambas perderam um dedo cada, quase desisti, logo depois uma morte, e mais uma vez uma femea, e o pior, chocando 5 ovos.

Mediante as dificuldades de postura e choco, resolvi adotar uma postura mais conservadora em relação a criação. Nada de trocas de ovos durante a postura, assumi o risco de perder os ultimos filhotes nascidos de cada ninho, e realmente isso aconteceu, mas para a minha supresa foram poucos filhotes, 2 ou 3 apenas. Acredito que esta minha atitude contribuiu para uma melhora no comportamento de cada casal, as ninhadas subsequentes me renderam excelentes resultados.

Enfim, mas o que tinha para dizer era outra coisa, há 20 dias atrás um filhote me apareceu com a perna quebrada, mais um daqueles acontecimentos que enfurecem o criador. Primeira reação, PANICO, o que fazer ? enrolei a perna quebrada em uma tira de fita MICROPORE e fui descansar, no outro dia com mais calma decidiria o que fazer !

Para a minha sorte, no outro dia, a perna não apresentava sinal de necrose, a circulação sanguinea estava normal, eis a minha chance de tratar a contusão, improvisei uma tala com um pedaço de canudo daqueles achocolatados de caixinha (toddynho), melhor impossível, mais uma camada de fita micropore, gaiola individual, e muito calcio na agua.

Hoje chegou o dia da retirada do curativo e observação dos resultados, e para minha surpresa a recuperação foi sensacional, apenas uma pequena calosidade na área e a perna estava bem firme, alguma dificuldade em se apoiar na perna que estava imobilizada, mas depois de 5 minutos, estava firme no poleiro sem nenhuma dificuldade.

Ganhei meu dia, são esses pequenos detalhes que realmente valem a pena na Canaricultura.

Boa noite a todos.

Canários - o Hobbie e seus problemas !

Estive pensando neste ultimo fim de semana, nas dificuldades de se criar Canários, parece contradição, algo que na teoria deva lhe proporcionar momentos de alegria, prazer e confraternização e que em muitos casos causam vários problemas.

O primeiro problema é a incompreensão de seus familiares, principalmente das esposas, são raras aquelas que gostam do hobbie, e mais raro ainda aquelas que também desfrutam do passatempo, é uma luta eterna faze-las entender a importancia desta atividade na vida de uma pessoa.

Segunda dificuldade, a convivência dentro de um Clube Ornitológico, é impressionante como determinados criadores gostam de causar tumulto dentro de um clube, existe uma compulsão incontrolável de se falar mal uns dos outros, aqueles que tentam melhorar a Associação nunca estão a altura da vontade dos outros.

Sempre existem problemas, só há coisas ruins, ninguém pára para pensar nas dificuldades que o corpo Diretivo tem, ninguém se mobiliza para melhorar o que esta errado, é tão fácil criticar ! agir nem pensar !.

Terceira pedra no caminho, o conhecimento técnico. Eu tenho como principio que a canaricultura é uma atividade para se fazer amigos, trocar informações e se divertir, a competição também faz parte desta atividade, porém deve ser sempre sadia, o que não ocorre na maioria das vezes.

A canaricultura exige muito estudo, é inegavel que criadores com mais tempo de atividade tem um melhor nivel de conhecimento técnico, e deveriam transmitir aos mais novos, é obvio também que os chamados "macetes" são quase que impossíveis de serem transmitidos, somente a prática leva a perfeição, ditado mais velho que esse não existe, certo ?

Mas o que leva alguém a segurar consigo o conhecimento ? para mim é sede de ganhar sempre, de ser hegemônico, ser o centro das atenções e é claro, ganhar dinheiro em cima dos outros, isto é fato, quem detém o conhecimento, colhe melhores resultados, possuem os melhores pássaros e passam a ser referência para os novatos que na angústia de montar um plantel de qualidade acabam gastando mundos e fundos junto a estes criadores.

Por favor não considerem o comentário acima como uma prática comum na canaricultura, existem pessoas maravilhosas neste meio, verdadeiros amigos que sempre que necessário não se negam a nos ajudar, o que eu quero ilustrar são as dificuldades desta atividade.

Agora vem a pergunta, o que fazer com todos estes problemas ? se alguém souber a resposta me diga, pois ainda não descobri como soluciona-los !

Eu só posso afirmar a vocês que sou um apaixonado pela Canaricultura e que sou perseverante nos meus objetivos neste hobbie, as pedras sempre estarão lá porém cabe a nós coloca-las de lado e aliviar nosso caminho.

Um abraço a todos.

Lesão Ocular em Canários

Neste domingo dia 23/11/09 tive uma surpresa pouco agradável com um dos meus AG OP AM MS MC, notei que um de seus olhos apresentava algo estranho, a pupila cobria o globo ocular de tal forma que o olho parecia estar fechado.

Pesquisando em minhas anotações e publicações que possuo acredito ser uma lesão bacteriana, a principio irei aplicar uma pomada Oftalmica a base de Tobramicina e Dexametasona, vamos acompanhar a evolução do caso.

Outro medicamentos indicado, este pelo amigo Kobayashi, grande professor da arte de criar canários foi o CILODEX, caso não de certo com o primeiro utilizarei este.

Abraços.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Filhores de VD IN/NV



Filhores de AC AM MS



PROGRAMAÇÃO FIM DE ANO - UCCC

Aos amigos associados da UCCC nossa circular de final de ano


Prezados Associados, a UCCC - UNIÃO DE CRIADORES DE CANARIOS DE CAMPINAS, vem por meio deste comunicar aos seus associados nossa programação de final de ano:



1. Confraternização dia 16 de Dezembro;

Convidamos todos os associados a participarem no dia 16 de Dezembro de 2009, Quarta-feira, as 19:30 hs, em nossa sede social de um momento de Confraternização, tragam suas famílias (esposas, filhos...), vamos desfrutar de algumas horas de festa e amizade. Para tal solicitamos apenas que o sócio traga 1 (um) prato de doce ou salgado, as bebidas serão de responsabilidade da UCCC.

2. Recesso de Final de Ano;

Em virtude das festas de final de ano, Natal e Ano Novo, a sede da UCCC estará fechada no período de 17 de Dezembro de 2009 até 05 de Janeiro de 2010.

Retornaremos com as nossas atividades no dia 06 de Janeiro de 2010.

Campinas, 12 de Novembro de 2009.

A Diretoria

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Retrospectiva 2009

No inicio do ano de 2009, realizei o Curso de Canaricultura oferecido pela FOB - Federação Ornitologica do Brasil, excelente experiência pessoal, tive a oportunidade de conhecer mais da Canaricultura e fazer novos amigos. A seguir algumas fotos do evento, creditadas ao Site Oficial da FOB.

Gustavo recebendo o Certificado do Curso das mãos do Presidente Beraldi





Eu (centro), Gustavo e Elcio (a direita)

quarta-feira, 11 de novembro de 2009