segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Canários - o Hobbie e seus problemas !

Estive pensando neste ultimo fim de semana, nas dificuldades de se criar Canários, parece contradição, algo que na teoria deva lhe proporcionar momentos de alegria, prazer e confraternização e que em muitos casos causam vários problemas.

O primeiro problema é a incompreensão de seus familiares, principalmente das esposas, são raras aquelas que gostam do hobbie, e mais raro ainda aquelas que também desfrutam do passatempo, é uma luta eterna faze-las entender a importancia desta atividade na vida de uma pessoa.

Segunda dificuldade, a convivência dentro de um Clube Ornitológico, é impressionante como determinados criadores gostam de causar tumulto dentro de um clube, existe uma compulsão incontrolável de se falar mal uns dos outros, aqueles que tentam melhorar a Associação nunca estão a altura da vontade dos outros.

Sempre existem problemas, só há coisas ruins, ninguém pára para pensar nas dificuldades que o corpo Diretivo tem, ninguém se mobiliza para melhorar o que esta errado, é tão fácil criticar ! agir nem pensar !.

Terceira pedra no caminho, o conhecimento técnico. Eu tenho como principio que a canaricultura é uma atividade para se fazer amigos, trocar informações e se divertir, a competição também faz parte desta atividade, porém deve ser sempre sadia, o que não ocorre na maioria das vezes.

A canaricultura exige muito estudo, é inegavel que criadores com mais tempo de atividade tem um melhor nivel de conhecimento técnico, e deveriam transmitir aos mais novos, é obvio também que os chamados "macetes" são quase que impossíveis de serem transmitidos, somente a prática leva a perfeição, ditado mais velho que esse não existe, certo ?

Mas o que leva alguém a segurar consigo o conhecimento ? para mim é sede de ganhar sempre, de ser hegemônico, ser o centro das atenções e é claro, ganhar dinheiro em cima dos outros, isto é fato, quem detém o conhecimento, colhe melhores resultados, possuem os melhores pássaros e passam a ser referência para os novatos que na angústia de montar um plantel de qualidade acabam gastando mundos e fundos junto a estes criadores.

Por favor não considerem o comentário acima como uma prática comum na canaricultura, existem pessoas maravilhosas neste meio, verdadeiros amigos que sempre que necessário não se negam a nos ajudar, o que eu quero ilustrar são as dificuldades desta atividade.

Agora vem a pergunta, o que fazer com todos estes problemas ? se alguém souber a resposta me diga, pois ainda não descobri como soluciona-los !

Eu só posso afirmar a vocês que sou um apaixonado pela Canaricultura e que sou perseverante nos meus objetivos neste hobbie, as pedras sempre estarão lá porém cabe a nós coloca-las de lado e aliviar nosso caminho.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário