segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sensação de dever cumprido.

Mais um dia de enorme satisfação com os "bichos", todos nós sabemos e devemos estar preparados para eventuais perdas dentro do plantel, sejam elas de matrizes quanto de filhotes, nesta temporada tive alguns dissabores, logo no inicio duas femeas contundidas, ambas perderam um dedo cada, quase desisti, logo depois uma morte, e mais uma vez uma femea, e o pior, chocando 5 ovos.

Mediante as dificuldades de postura e choco, resolvi adotar uma postura mais conservadora em relação a criação. Nada de trocas de ovos durante a postura, assumi o risco de perder os ultimos filhotes nascidos de cada ninho, e realmente isso aconteceu, mas para a minha supresa foram poucos filhotes, 2 ou 3 apenas. Acredito que esta minha atitude contribuiu para uma melhora no comportamento de cada casal, as ninhadas subsequentes me renderam excelentes resultados.

Enfim, mas o que tinha para dizer era outra coisa, há 20 dias atrás um filhote me apareceu com a perna quebrada, mais um daqueles acontecimentos que enfurecem o criador. Primeira reação, PANICO, o que fazer ? enrolei a perna quebrada em uma tira de fita MICROPORE e fui descansar, no outro dia com mais calma decidiria o que fazer !

Para a minha sorte, no outro dia, a perna não apresentava sinal de necrose, a circulação sanguinea estava normal, eis a minha chance de tratar a contusão, improvisei uma tala com um pedaço de canudo daqueles achocolatados de caixinha (toddynho), melhor impossível, mais uma camada de fita micropore, gaiola individual, e muito calcio na agua.

Hoje chegou o dia da retirada do curativo e observação dos resultados, e para minha surpresa a recuperação foi sensacional, apenas uma pequena calosidade na área e a perna estava bem firme, alguma dificuldade em se apoiar na perna que estava imobilizada, mas depois de 5 minutos, estava firme no poleiro sem nenhuma dificuldade.

Ganhei meu dia, são esses pequenos detalhes que realmente valem a pena na Canaricultura.

Boa noite a todos.

Um comentário:

  1. PARABÉNS A SUA INICIATIVA, ISTO QUE NOS DA SATISFAÇAO

    ResponderExcluir