segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Farinhada Caseira - Opção Segura e Brata


Escuto muito amigos criadores seja no meu clube ou de fora conversando sobre qual é a melhor farinhada, como ele é fornecida, umidecida, se misturamos ovo, enfim cada um tem uma dica ou um modo diferente de preparar.

Contudo os amigos muitas vezes se esquecem de conferir a qualidade da farinhada que compram e fornecem aos seus bichos, um fato que aconteceu recentemente comigo, me fez perder toda a confiança ou o pouco que eu tinha com relação as farinhadas industrializadas.

Perdi 3 pacotes de uma farinhada conhecida no mercado, e não vou falar o nome pois isto não vem ao caso, 2 pacotes azedaram e em um pacote encontrei fezes de algum animal, provavelmente ratos, somado este fato as diversas histórias que ouço por ai como, uso de pão embolorado, restos alimentares, produtos vencidos e outras coisas para o preparo de farinhadas, decidi não comprar até segunda ordem estes produtos.

Ai veio o dilema, como fornecer aos meus canários um suplemento alimentar que compense a falta das farinhadas industrializadas, pois bem tomei coragem e decidi eu mesmo produzir a minha pópria farinhada, e afirmo que depois de pronta faz enorme sucesso no meu criadouro, os canários não sentiram em nada a mudança, não entraram em muda e acabam rapidamente com as quantidades fornecidas.

Com relação ao balanço nutricional, segui o meu feeling e procurei compor uma farinhada com produtos de uso humano e de qualidade comprovada e que forneçam os nutriente de maneira equilibrada para os meu bichos.

A receita é simples, fácil e barata, segue as quantidades e os produtos utilizados:

1,0 Kg de Farinha de Milho (Branca ou Amarela) "passar os floco em um processador para afinar os mesmos"

1,0 Kg de Farinha de Rosca

0,5 Kg de Farinha de Mandioca (Normal ou Biju) "passar os floco em um processador para afinar os mesmos"

0,5 Kg de Aveia em Flocos Finos

0,5 Kg de Mingau de Arroz (nutrilon ou arrozina)

20 gramas de Aminomix da Vetnil por kilo de farinhada

Fácil e barata, o custo da receita acima não passa de R$ 3,00 por Kilo, economia de 2 reais em média sobre qualquer marca industrializada.

Você pode ainda fornecer esta farinha seca ou adicionar um ovo cozido e triturado para cada 300 gramas de farinhada.Todos os ingredientes usados são de marcas sólidas no mercado alimentício, qualidade assegurada.Façam o teste, não irão se arrepender.

Cuidado com o que vocês fornecem aos seu bichos !

Abraço a todos.

6 comentários:

  1. elaborei a farinhada conforme sua receita mais os canarios estão comendo muito pouco tem algo para acrescentar para tornar a mesma mais atrativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ovos cozidos,passados em peneira ou bem triturados com garfo. Misture a mesma quantidade de ovos e farinhada seca, aos poucos diminua os ovos até ficar só a farinhada. Se os pássaros já são acostumados com outra farinhada industrial faça o msm processo com ela no lugar dos ovos.

      Excluir
  2. elaborei a farinhada conforme sua receita mais os canarios estão comendo muito pouco tem algo para acrescentar para tornar a mesma mais atrativa

    ResponderExcluir
  3. eu uso ração de galinha postura inicial misturada com milho verde batido no liquidificador.A ração fica úmida e coloco todo dia de manhã.Na hora do almoço já raparam tudo. A proporção é meio a meio. O milho verde torna o paladar muito agradável. Deve funcionar com essa farinhada muito bem.

    ResponderExcluir
  4. Não usem ração de codorna ou de galinha. Essas rações favorecem morte prematura das femeas. Há excesso de nutrientes e são especificas para galinhas e codornas. Procurem melhores esclarecimentos com especialistas.

    ResponderExcluir