segunda-feira, 19 de abril de 2010

DCR - Doença Cronica Respiratoria

Amigos, esta tal de DCR - Doença Cronica Respiratoria é um verdadeiro problema em nossa criação, esse tal de Micoplasma é um bichinho chato, muito chato !


Eu não sei se isto é bom ou se é ruim, no meu plantel eu tenho 2 linhagens de sangue, por uma questão ética não vou mencionar os criadores que me forneceram os bichos, mas é fato que uma destas 2 familias tem um propensão a serem infectados pelo Micoplasma, acho que possa ser algo genético mas são bichos estremante bonitos tecnicamente mas com esse problema cronico.


Até o presente momento perdei 2 canários desta linhagem, ambos machos adultos, tentei vários tratamentos e não consegui a cura, confesso que talvez me faltou um pouco de experiencia no tocante a estes 2 pássaros.


Hoje tenho 2 filhos de um dos machos citados acima que estão com o mesmo problema, desta vez fui mais radical no tratamento, Ivermectina 1% Pour-On (IVOMEC) na nuca do bicho, uma gota e Cilodex uma gota no bico por 3 dias, tratamento ótimo, e aqui quero manter a minha opinião sobre os produtos veterinários para aves (conforme expus num post anterior), não veja eficiencia em 80% dos produtos, um exemplo, Ivermectina é a principio ativo do Ivomec (produto para bovinos) e Allax (produto para aves), o segundo não funcionou para os meus canários enquanto o primeiro funcionou perfeitamente.


Produtos a parte, acho que agora o tal do Micoplasma vai sair definitivamente da minha criação.

Abraço a todos.

3 comentários:

  1. Tbm obtive problemas com os micoplasmas e por incrivel q pareça, fiz o mesmo tratamento, abandonando o Allax e partindo para o Ivomec.
    Resultado incomparavel! Salientando, que com a cura dos machos que portavam esta doença, nenhum filhote apresentou mais problemas!!!
    E vamos bater na tecla $ mais uma vez!
    Com preços pesquisados em minha cidade:
    1 frasco de 5ml de Allax custa R$ 12,00, conforme o fabricante, dá para tratar "aproximadamente" 35 canários
    (Se eu tiver 35 canários contaminados eu me mato)
    1 ml de Ivomec custa R$ 2,50, e dá para tratar aproximadamente o mesmo numero de canarios do allax, pois sua ação é muito mais concentrada!
    aconselho 1 gota na nuca durante 3 dias seguidos, caso não obter resultado, q eu acho dificil, esperar 5 dias de repouso e aplicar novamente por mais 3 seguidos.

    ResponderExcluir
  2. Queria seu contato presciso muito conversar com vc.. meu nome e Barbara sou criadora de canarios de cor também.. 92 994002424

    ResponderExcluir
  3. Com todo respeito, a ivermectina não serve para curar a Doença Crônica Respiratória - DCR, pois é inerte em face do micloplasma.

    Ocorre que afecções por ácaros provocam sintomas semelhantes aos da DCR e, estas sim, tem o tratamento com ivermectina recomendado e com resultados excelentes.

    ResponderExcluir