segunda-feira, 19 de abril de 2010

Fotos Campeonato Brasileiro 1ª Etapa - parte 3










Fotos Campeonato Brasileiro 1ª Etapa - parte 2










Fotos Campeonato Brasileiro 1ª Etapa - parte 1










DCR - Doença Cronica Respiratoria

Amigos, esta tal de DCR - Doença Cronica Respiratoria é um verdadeiro problema em nossa criação, esse tal de Micoplasma é um bichinho chato, muito chato !


Eu não sei se isto é bom ou se é ruim, no meu plantel eu tenho 2 linhagens de sangue, por uma questão ética não vou mencionar os criadores que me forneceram os bichos, mas é fato que uma destas 2 familias tem um propensão a serem infectados pelo Micoplasma, acho que possa ser algo genético mas são bichos estremante bonitos tecnicamente mas com esse problema cronico.


Até o presente momento perdei 2 canários desta linhagem, ambos machos adultos, tentei vários tratamentos e não consegui a cura, confesso que talvez me faltou um pouco de experiencia no tocante a estes 2 pássaros.


Hoje tenho 2 filhos de um dos machos citados acima que estão com o mesmo problema, desta vez fui mais radical no tratamento, Ivermectina 1% Pour-On (IVOMEC) na nuca do bicho, uma gota e Cilodex uma gota no bico por 3 dias, tratamento ótimo, e aqui quero manter a minha opinião sobre os produtos veterinários para aves (conforme expus num post anterior), não veja eficiencia em 80% dos produtos, um exemplo, Ivermectina é a principio ativo do Ivomec (produto para bovinos) e Allax (produto para aves), o segundo não funcionou para os meus canários enquanto o primeiro funcionou perfeitamente.


Produtos a parte, acho que agora o tal do Micoplasma vai sair definitivamente da minha criação.

Abraço a todos.

Curso de Canaricultura 2010 - Ufa acabou !!!!

Bom amigos, este ultimo fim de semana foi muito corrido, tivemos a ultima etapa do Curso de Canaricultura e preparação de Juizes da FOB/OBJO, o que tenho a dizer é que o curso deste ano foi muito superior ao do ano passado, o que quero dizer é que houve uma tremenda evolução de um ano para o outro, o que era bom ficou melhor e o do ano que vem tenho certeza que será tão bom quanto o de 2010.

As apresentações do ultimo dia foram ótimas, tanto do Kabayashi quanto do João Basile, e as aulas práticas também foram muito boas, tanto a identificação de cores quanto o julgamento simulado, acho que meu desempenho foi bom em ambas as atividades, na identificação de cores eu quis me auto desafiar, programei o cronometro do meu relógio para 10 minutos e tinha que identificar 20 cores, errei 4 cores 20%, achei bom porém as cores que errei me deixaram furioso, existem algumas pegadinhas na identificação de cores e eu caí em algumas delas, por exemplo:
Isabelino Opalino Prateado Dominante, o que eu coloquei ? Branco Dominante, confesso que não achei a bendita da melanina neste canário, outra pegadinha é o fator marfim em canários melanicos oxidados, dependendo do tom do lipocromo é possível confundir com um canario normal não marfim.

Mas no geral foi legal, tudo isso aconteceu no sabado e no domingo houve a prova escrita final, eu não quis fazer a prova, mas explico, eu não tenho 3 anos de anilhamento, logo não poderia prestar o exame oficial para juiz, o que eu poderia fazer era a prova como "treinero", assim eu não queria, quero fazer quando for para valer mesmo.

Fiquei esperando os amigos Cesar Lima Vaz e o Elcio terminarem a prova, enquanto isso aproveitei para tirar uma fotos dos Exoticos e Pistacideos da 1º Etapa do Campeonato Brasileiro que estava sendo realizado no mesmo dia.

O resultado da prova apontou uma felicidade e uma tristeza, Cesar passou e Elcio não, vamos torcer pelo Cesinha na proxima etapa do "Vestibular" para juiz de Canários de Cor que será no Campeonato Brasileiro 2ª Etapa.

Confesso que ainda bem que acabou o curso, é bom mais cansa !

Gostaria de finalizar deixando os meus parabens e agradecimentos a todos os envolvidos na Organização do Curso de Cor, espero não esquecer de ninguem, vamos lá:

1- Severino Jose Simoes
2- Mario Henrique Simoes
3- Leonardo Monteiro (Monterinho)
4- Roberto Kobayashi
5- Luiz Fernando F. Beraldi
6- Luis Bretas Viana
7- Alvaro Blasina
8- João Basile
9- Mauro Heineck
10- Totico
11- Marco Tulio
12- Marcio Fernandes
13- Fernando Teixeira
14- Marcelo Maluf
15- Vagner Neiva
16- João Paulo Breneli
17- Guido Nardi
18- Flavia Correa
19- Jose Giordano Penteado
20-Rodrigo Saldanha

A todos os envolvidos no curso, obrigado !

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Curso Canaricultura FOB/OBJO 2010 - 1ª parte - 20/02/2010

Ola amigos neste ultimo fim de semana dias 20 e 21 de Fevereiro, sabado e domingo foi iniciado o Curso de Canaricultura da FOB / OBJO com o intuito de auxiliar os criadores de canarios de porte e cor bem como a formação de novos juizes.

Sabado dia 20/02/2010

Pois bem, o dia começou com a abertura do presidente Beraldi e do coordenador do Curso este ano o Sr. Severino Simões, passado os ritos iniciais a primeira palestra foi sobre Genética e ministrada pelo Sr. Fernando Bretas Viana, o tema como se sabe gera grande polêmica, existe opiniões divergentes com relação as terminologias adotadas, formas de representação dos genótipos e alguns pontos sem comprovação científica como o fator "Enzima". Enfim a palestra foi muito interessante visto que neste primeiro momento tratavamos de Genetica de uma forma genérica, tanto para porte quanto para cor.

A segunda palestra do dia foi sobre os canários da Linha Clara (Lipocrômicos), o palestrante foi o Sr. Alvaro Blasina, como de costume o material e as explicações foram muito boas, o Blasina tem uma excelente didática e penso eu, não esconde o jogo e responde a todas as perguntas realizadas pelos participantes, eu não crio mais pássaros da Linha Clara mas é sempre bom e muito interessante se reciclar, no ano passado a febre era a busca pela tonalidade Amarelo Limão ideal, muito se falou sobre a Luteina, passado um ano o foco voltou-se para as fraudes nos canários brancos e a mutilação dos canários Lipocromicos Mosaicos para se conseguir o melhor desenho e contraste com a cor de fundo.

Após a segunda palestra chegou a hora do lanche, acho muito legal os momentos de descanso, uma vez que descansar que é bom ninguém o faz, o curso vira um grande balcão de negócios, é um tal de me libera um Cobre Mosaico, me reserva o Paulistinha do seu quarteto, muito engraçado, eu me divirto muito.

Depois do almoço tivemos mais um pouco de explicações do Blasina no auditório e fomos para a parte prática, descemos no pavilhão de eventos e fomos apreciar alguns exemplares, a parte prática é a que menos me agrada, é uma bagunça geral em volta das mesas com os canários a turma não sabe respeitar o espaço do colega ao lado, uma pena, mas fazer o que, aprendi que o negócio e ficar quieto e estudar muito e perguntar muito na hora certa, além do mais aqui no meu clube tem excelentes criadores da linha clara e qualquer dúvido recorro a eles.

Partindo para a última palestra do sábado, novamente a Genética em nossa frente, dessa vez genética aplicada aos canários de cor, nossos palestrantes foram o Sr. Leonardo Monteiro (Monterinho) e o Sr. Mário Henrique Simões, o conteúdo apresentado foi muito legal, mas ressalto uma coisa, quem não tem conhecimento prévio sobre o tema se perde, o tema é por si só muito polêmico, exige leitura, atenção e muito estudo, eu lí e continuo lendo sempre que possível a literatura disponivel para o tema, e mesmo assim ainda ocorrem dúvidas, tanto o manual de julgamento quanto os livros do General, da Eliane do Franz Kop possuem particularidades entre si que se bobearmos não passamos no teste.

Pena que não deu para ficar no churrasco de confraternização após as palestras, o horário havia estourado e não podíamos ficar mais tempo, voltamos para Campinas após um dia muito cansativo.

O domingo conto depois......

Abraço a todos.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Medicamentos e Vitaminicos, no que acreditar ?

Lendo uma publicação de um criador português (Carlos Faisca) - http://faiscapastel.blogspot.com/ sobre a preparação das matrizes antes da temporada de criação, o mesmo mencionou a utilização do vitaminico Complexo B e Zentel para eliminação de parasitas, parei para pensar e me dei conta que ambos os "medicamentos" são de uso humano e não veterinário, eis a questão que vem a minha cabeça, será que os produtos veterinários que temos disponíveis no mercado são de qualidade, eficazes, confiáveis ?

Fiz um levantamento rápido do que utilizei até o momento para os meus canários e confesso que o resultado foi desanimador com relação as produtos veterinários, salvo os suplementos vitaminicos, não vi resultados com Vermifogos, Antibioticos e Antiparasitários de fabricação da industria veterinária, e recorri a produtos de uso humano e estes me deram resultado.

Estou chegando a conclusão de que não temos produtos de qualidade no mercado brasileiro, infelizmente, além disso o custo destes produtos também é muito alto, um exemplo, um polivitaminico para canarios custa 7 reais, comparando com um polivitamico humano de uso pediátrico com basicamente a mesma composiçao, custa na farmácia 5 reais, e o resultado pode ser mais satisfatório.

Vou fazer alguns testes este ano, vou usar Complexo B ou Protovit, e para eliminar vermes e parasitas vou testar Albendazol, estou tendo alguns problemas com alguns adultos e preciso de alternativas para evitar perdas.

Fica a questão, devemos confiar nos produtos veterinários (para aves) ?

Uma boa semana a todos.