quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dom Fafe - BullFinch - Ciuffolotto (Pyrrhula pyrrhula)

Semana passada um Colega, criador de Exóticos e Psitacideos, comentou que havia adquirido alguns casais de um pássaro muito bonito de origem européia mas muito pouco criado e difundido aqui no Brasil, o bicho em questão é o Dom Fafe, nome portugues para a espécie Pyrrhula pyrrhula ...

Confesso que não dei muita atenção ao assunto, criador de Canário de Cor é fiel até demais a sua criação, e muitas vezes "desprezam" inconscientemente outras espécies, enfim voltei pra casa e resolvi procurar algumas fotos para saber como eram os tais pássaros.

Após algumas olhadas na internet, algo fez minha curiosidade aumentar e depois de algumas horas estudando a criação destes pássaros fiquei com aquela vontade incontrolável (coisa de criador de pássaros, todos são iguais) de adquirir um casal para "brincar".

Achei muito interessante além da beleza do bicho, a rusticidade e simplicidade da sua procriação, nada de muito diferente de um canário, ninho comum, periodo de incubação em torno de 14 dias, e o mais legal, posturas de 5 a 7 ovos e com grande possibilidade de 100% de fertilidade e natalidade, para um criador não há nada mais importante do que um casal que crie e muito. Alimentação a base das sementes comuns que conhecemos, alpiste, niger, colza, painço, além de ótima aceitação de alimentos industrializados como ração extrusada e farinhadas.

Criadores europeus citam ainda que estes pássaros se adaptam muito bem em viveiros ao ar livre, preferem temperaturas baixas mas respondem bem ao clima tropical.

Esta espécie consegue se reproduzir em regime de colonia (vários casais dividindo o mesmo espaço) ou casais individualizados, as dimensões da gaiola neste caso podem ser iguais as usadas para a criação de canários de porte como Border, Yorkshire, Frisado Parisiense (74 x 44 x 32 cm ou 52 x 42 x 36 cm) outra opção interessante é o uso de gaiolas para criação de Agapornis e Calopsitas (80 x 45 x 40cm ou 100 x 45 x 50cm).

Continua.....

Fêmea

Macho

Os Jaspes estão chegando ! aliás já chegaram !


Prezados Colegas,

Esta nova mutação esta desembarcando no Brasil de vez, dentro do meio corre a informação que alguns criadores aqui do Brasil adquiriram várias matrizes vindas da europa, aliás comentários de fontes confiáveis dão conta de que toda a Série de Jaspes já esta em solo Brasileiro.

Infelizmente assim como outras mutações recentes, cito os Eumos e os Cobaltos, os Jaspes desembarcam no país nas mãos de uma minoria privilegiada que durante alguns anos irão monopolizar a criação deste belo pássaro, mesmo sendo triste este é o único meio pelo qual poderemos ter em nossas exposições esta nova mutação.


Uma vez inserida no "plantel" Brasileiro a mutação Jaspe deverá ser trabalhada e perpetuada, afinal ainda é uma "cor" em evolução, acredito que dentro de uma criação de Jaspes ainda existam muitos descartes, pássaros atipicos para concurso, fracos dentro dos padrões técnicos e ainda teremos o periodo de aclimatação destes pássaros "europeus" ao nosso país.



Desejo boa sorte aos "Desbravadores Tupiniquins" desta nova mutação e espero ansioso para ver os primeiros exemplares de Jaspes no Campeonato Brasileiro de 2011 ou 2012.

Um bom dia a todos.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Final de ano agitado !

Pessoal, quase 2 meses depois do meu ultimo relato aqui neste espaço volto com algumas novidades, primeiro tive que me ausentar por diversos fatores mais o mais importante foi o nascimento da minha primeira filha, Giovanna, ela nasceu no ultimo dia 03/11 e desde então ela vem tomando todo o nosso tempo em casa, pessoal comparações a parte mas como da trabalho cuidar de criança, nós reclamamos dos canários mas nem se compara o trabalho de um bebê, é muito complicado !

Neste meio tempo os canários não ficaram de lado, porém o decorrer da criação não foi bom, este ano espero ter sido atípico, a reprodução dos mesmos foi horrível, ainda não sabemos ao certo o que ocorreu, fato é que para o ano que vem muita coisa vai mudar, eu confesso que pensei durante um bom tempo em parar com tudo, eu sou uma pessoa muito detalhista e as coisas não sairam do jeito que eu gostaria, enfim, mais um ensinamento valioso no hobbie, ai cabe aquela frase "-quem muito quer, nada tem !".

Tenho esperanças que no ano que vem possamos caprichar na criação, na seleção de plantel, nos acasalamentos, nas acomodações, na alimentação, na profilaxia do criadouro, na verdadade devemos caprichar em tudo mesmo (risos) !

Estou com alguns filhotes promissores de Agatas Opalinos Mosaicos, alias o que se salvou na temporada, conseguimos algumas proezas nos Agatas Topázios Mosaicos, mas em quantidade com qualidade os Opalinos foram melhores, vamos torcer para aparecer alguns quartetos e alguns individuais para competição, caso contrário só em 2012 estaremos nos torneios novamente.

Como os amigos perceberam o meu pensamento de desistir se tornou uma vaga lembrança, não posso jogar um trabalho no lixo, vamos recuperar o tempo perdido e apostar todas as fichas na próxima temporada, algumas ações que tomaremos:

1 - Diminuir os casais de 60 para 30 ou 35 no máximo;
2 - Apostar na especialização, criar 3 ou 4 cores apenas, mas com casais de extrema qualidade;
3 - Melhorar as acomodações, canários precisam de boa ventilaçao e luminosidade pra criar;
4 - Otimizar o manejo (alimentação, limpeza e profilaxia)
5 - Criar apenas Mosaicos, menos descartes, maior aproveitamento de machos e femeas;
6 - Apenas canários sem fator para reduzirmos o tempo de manejo com pigmentação e melhorarmos os outros aspectos técnicos da criação.

Penso que devemos investir nas seguintes cores:

1 - Agatas Opalinos Amarelos Mosaicos = 10 casais normais (sem marfins);
2 - Brancos = 5 casais;
3 - Verdes Onixes Mosaicos = 5 casais;
3 - Agatas Topazios Amarelo Mosaicos = 10 casais (aqui o investimento será alto);
4 - Alguma outra cor, pode ser Canela Amarelo Mosaico (Clássico ou Onix) ou até Verdes Opalinos Mosaicos = 5 casais.

Penso que desta forma poderemos nos divertir com a criação ao invés de ficarmos escravos dela, assim sobrará tempo para todos, Canário, Familia e Amigos.

Um grande abraço pessoal.