quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal a todos !!!!

Estou saindo de viagem, vou passar o Natal na casa de familiares da minha esposa no interior de São Paulo, durante 3 dias meus canários estão sob a responsabilidade do meu pai, espero que ele os trate bem, é com dor no coração que os deixo enquanto estiver fora.

Enfim, tenham todos os amigos um feliz natal com muita paz, saúde e Deus no coração, até domingão !

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Final de ano chegando...

Há algum tempo que não escrevo nada aqui no Blog, este final de ano esta sendo puxado no trabalho, muito estresse, muitos aborrecimentos e muito cansaço.

Ontem dia 16/12/09 tivemos nossa festa de confraternização de final de ano na União dos Criadores de Canários de Campinas - UCCC, uma noite muito agradável, um momento de rever os amigos criadores e estreitar os laços de companherismo.

Tivemos bebida e comida a vontade, além de um Bingo super animado, contamos inclusive com maçiça presença familiar, esposas, filhos, sobrinhos dos nossos associados, prova de que a canaricultura não é coisa só para homens.

Em breve colocarei fotos do evento na nossa página Oficial - http://www.uccc.com.br/

Com relação a criação de 2009, considero a temporada de médio para ruim, tive uma média baixa de filhotes por casal, alguns problemas no inicio da temporada, femeas machucadas, machos debilitados, acredito que cometi alguns erros ou se preferirem chamar, alguns deslizes, que atrapalharam um pouco, formei os casais muito cedo, no final de julho, devia ter esperado mais um mês, perdi praticamente a primeira rodada toda com ovos brancos (inférteis) isso gera na minha concepção um desgaste desnecessário nas femeas.

Tive o azar de perder algumas matrizes, coisa que acontece, mas atrapalhou e muito ! também adquiri 2 casais de Agata Opalino Amarelo Mosaico que os machos só ficam doentes, uma pena, são muito bonitos mas pouco eficazes, tirei 3 ou 4 filhotes destes 2, ano que vem certamente vão embora do meu plantel e canários da mesma procedência eu não adquiro mais.

Em compensação os outros casais que adquiri junto ao amigo Rodrigo Saldanha (criador e juiz OBJO/COM-HS) foram bem, mesmo com os meus deslizes, canários de ótima qualidade, tanto na parte técnica, quanto no quesito criação, ótimos pais, uma linhagem bem prolífera, obrigado ao Rodrigo por me ceder ótimos canários.

Faltando menos de 2 semanas para o fim de 2009, já estou separando os casais, alguns totalmente desgastados, não vejo motivos para forçar mais uma postura e correr riscos desnecessários. Ainda tenho 2 femeas em choco com 4 ovos cada uma, serão meu oito ultimos filhotes do ano.

A tempo, agradeço ao Jorge Gustavo e ao Severino Ramos Benevides, amigos que me ajudaram este ano na criação, tenho pouco espaço para acomodar os bichos e estes 2 amigos me ajudaram com este problema, o Severino com o meus Agatas Topazio Prateados e o Gustavão com a filhotada de Agata Opalino Amarelo Mosaico. A vocês meu muito obrigado !!!

Um abraço a todos.